Quais são os benefícios que a cirurgia refrativa pode proporcionar?

Estamos sempre em busca de mais qualidade de vida, mas esbarramos em algumas limitações do corpo, como os conhecidos problemas de visão. É perfeitamente normal se deparar com algumas dúvidas antes de optar por realizar a cirurgia refrativa. Neste post, vamos ilustrar e apresentar todos os benefícios deste moderno procedimento para que você saiba o quanto a oftalmologia pode fazer pelo seu bem estar.

Imaginemos uma situação: ao entrar em uma ótica, nos deparamos com diversos  modelos de óculos, dos mais estilosos aos mais tecnológicos, e também sabemos que há uma verdadeira galeria de tipos de lentes de contato, mas nada nem qualquer modelo destes pode servir melhor do que uma visão natural e livre de problemas ou limitações. Ao longo da vida ficamos habituados a lidar ou ouvimos falar das famosas restrições da vista: miopia, astigmatismo e hipermetropia. A cirurgia refrativa tem como objetivo corrigir as imperfeições na córnea que causam estes problemas, além de proporcionar chances reais de eliminação do uso de óculos e lentes de contato.

Primeiramente, embora pareça óbvio, vamos listar consequências diretas na qualidade de vida de pacientes que realizaram a cirurgia refrativa de forma bem sucedida. Além de todo o conforto gerado pela diminuição ou eliminação do uso de lentes corretivas, seja por meio de óculos ou lentes de contato, o paciente vai estar diante de um leque de possibilidades que só pode ser alcançado pela  intervenção oftalmológica, por meio da cirurgia a laser.

A independência é uma das maiores e mais importantes consequências de uma visão apurada. Pois é! Parece bobagem, mas não é. A possibilidade de ler com clareza placas, letreiros, avisos e qualquer tipo de sinalização tendo segurança e certeza em relação ao que seus olhos te indicam é um verdadeiro privilégio. O mercado de trabalho é bastante exigente e muitas áreas têm “boa visão” como pré-requisito. Apesar de não ser uma obrigatoriedade para muitos cargos ou ocupações, contar com uma visão qualificada proporciona bem estar para executar as tarefas, como leitura, por exemplo.

Já que mencionamos alguns benefícios na rotina de trabalho, que tal falarmos do lazer? Já imaginou o conforto e verdadeiro alívio ao assistir a um filme 3D no cinema sem precisar colocar um par de óculos sobre os outros? E para jogar futebol, sem precisar escolher entre ver, de fato, o jogo ou evitar uma bolada na armação e se machucar? Cada pessoa tem uma maneira de se divertir e, basicamente, para quase todas as formas de lazer e distração enxergar bem ou não depender de óculos ou lentes de contato é algo incrivelmente bom e confortável.

Os exemplos de qualidade de vida que a cirurgia refrativa pode proporcionar não terminam: E para manusear os Smartphones, com suas telas vivas e cheias de informação, cada vez mais presentes na vida de todos? Não nos esqueçamos do trânsito: repleto de sinalização, painéis com botões nos carros, sujeito a chuvas e má condições de visibilidade… Quanto vale uma visão de qualidade nesses momentos?

Quando buscamos melhorar nossa qualidade de vida devemos estar atento para nossas possibilidades e cirurgia refrativa cumpre seu papel. Mas, fique atento porque se trata de um procedimento que requer cuidados, exigindo atenção antes, durante e depois da cirurgia. São necessários exames e avaliações pré-operatórias para  que se tenha a certeza da necessidade de realização da cirurgia. Assim como selecionar um especialista, é preciso entender como e quando a intervenção cirúrgica é uma possibilidade e se encaixa com as suas reais necessidades, no que diz respeito a problemas de visão. Saiba mais sobre a cirurgia refrativa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 16 =