Falando sobre Miopia

Com toda certeza você conhece alguém que tenha ou teve miopia. Estamos falando de um dos problemas de visão mais comuns em todo o mundo. Neste post, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre essa questão, desde as causas, tratamentos e explicar de maneira aprofundada o que ocorre em nossos olhos para gerar essa limitação visual. Antes de parecer que vamos focar apenas em problemas, saiba que a cirurgia refrativa tem efetividade na correção da miopia, para mais informações sobre este procedimento clique aqui.

Juntos com a miopia estão hipermetropia e o astigmatismo como os problemas de visão mais recorrentes na popualçao.  Você sabe a diferença entre eles? A hipermetropia ocorre em pessoas que possuem um olho menor do que a média. Com isso, a luz converge atrás da retina. Como resultado, estas pessoas têm dificuldades em enxergar de perto. Já o astigmatismo se dá em decorrência da curvatura irregular da córnea, que faz com que os raios de luz não atinjam o mesmo ponto na retina. Portanto, quem possui este problema tem uma visão com distorção, seja para focalizar objetos próximos ou distantes. Vamos falar sobre miopia a seguir.

Você realmente sabe o que é miopia?

As pessoas que possuem miopia são capazes de focar e enxergar objetos próximos ou à curta distância, mas o mesmo não ocorre quando focalizam algo distante, formando uma imagem embaçada, sem foco. Isso se dá porque ocorre uma focalização da imagem antes mesmo dela chegar à retina. Portanto, quanto mais elevado for o grau de miopia, maior será a dificuldade em focalizar objetos posicionados a maiores distâncias. Esse quadro gera desconforto e limitações a qualquer pessoa com problemas de miopia.

Apesar da ciência ainda não apontar quais são as causas exatas da miopia, sabemos que o fator genético é relevante, ou seja, se seus pais são míopes você vai ter mais chances de desenvolver este problema refrativo. Em média, o desenvolvimento da miopia se dá entre a infância e adolescência, entre 8 e 14 anos, com chances de progressão até a idade adulta.

Assim como muitos distúrbios, a miopia divide-se em alguns tipos:

  • Axial: sua causa está relacionada ao alongamento do globo ocular.
  • De Curvatura: Elevação da curvatura do cristalino ou da córnea.
  • Secundária: Pode estar associada a pode ser associada à catarata, trauma ou cirurgia para glaucoma – todas associadas a deslocamento ou degenerações no cristalino.
  • Congênita: Presença de alto grau de miopia desde o nascimento.

A miopia pode causar alguns riscos à saúde dos olhos. Isso ocorre nas situações em que o paciente tem um grau de muito elevado, acima de 6, em decorrência de possuir um globo ocular muito expandido. Esta situação pode acarretar no comprometimento da visão, pois a retina é formada por uma camada bastante fina e quando o olho cresce muito ela não acompanha essa expansão e corre o risco de romper. Por isso, todos os pacientes que têm miopia devem ter o cuidado e realizar o exame de mapeamento de retina todos os anos como forma de prevenção para o descolamento de retina, uma grave doença que culmina no comprometimento da visão de maneira severa e pode ser irreversível. Portanto, é interessante saber que as causas mais importantes do descolamento de retina são traumas como: soco, quedas, acidentes em geral e o alto grau de miopia.

Soluções para a Miopia

A miopia não é considerada uma doença e, por isso. não podemos usar o termo “cura”. O correto é usar a expressão correção. O uso de óculos e lentes de contato são soluções paliativas e bastante populares em todo o mundo, mas não eficazes como a cirurgia refrativa. A cirurgia a laser é um procedimento oftalmológico moderno e que está diretamente ligado à correção de imperfeições na córnea e proporciona aos pacientes chances reais de eliminação do uso de óculos e lentes corretivas.

Ao buscar melhorar nossa qualidade de vida e aumentar nosso bem estar devemos procurar  possibilidades que possam nos proporcionar uma melhora real e com segurança, principalmente no campo da saúde.  A cirurgia refrativa está inserida como a melhor opção para quem deseja corrigir problemas de visão, como a miopia. É um procedimento que requer cuidados, exigindo atenção antes, durante e depois da cirurgia, mas que apresenta resultados muito satisfatórios.  Esta assertividade se dá por vários motivos. Além da capacidade médica e estrutura tecnológica de ponta, são necessários exames e avaliações pré-operatórias criteriosas para que se tenha a certeza da necessidade de realização da cirurgia. Assim como selecionar um especialista de confiança. 

Já pensou na possibilidade de corrigir e eliminar as restrições que a miopia impõe a você? Os benefícios para seu dia a dia, seja no ambiente de trabalho ou no lazer, são inúmeros. Por mais que possamos usar diversos tipos de óculos ou lentes de contato, poder enxergar de maneira natural e livre de limitações é um verdadeiro privilégio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =