Entenda sobre Ceratocone

Ceratocone é uma doença da córnea, a primeira e mais importante lente do olho humano. É uma doença progressiva, que ocorre devido ao enfraqueci-mento estrutural da córnea e está diretamente relacionado com o ato de coçar os olhos, ou outros traumas.

A progressão tipicamente ocorre até os 35 anos de idade, sendo rara após esta idade. O diagnóstico de ceratocone geralmente causa grande ansiedade para o paciente e seus familiares. Com isso, é fundamental a orientação adequada sobre a doença. O site www.tudosobrecratocone.com.br foi elaborado com este objetivo. O diagnóstico precoce é importante e possível com exames específicos de topografia e tomografia de córnea. Com estes exames, o acompanhamento mais detalhado permite verificar se há progressão da doença mesmo antes de ocorrer perda visual.

Todo paciente deve ser orientado a não coçar os olhos e se houver quadro alérgico, este deve ser tratado. Os óculos são a primeira forma de tratamento para reabilitação visual. O exame de análise da frente de onda (wavefront) ajuda na aferição do grau (refração). Caso os óculos não proporcionem visão satisfatória, a adaptação de lentes de contato passa a ser necessária. As lentes de contato não são capazes, infelizmente, de estabilizar a doença e podem ser fator agravador da doença devido ao trauma em caso de adaptação dificil. Entretanto, sempre oferecem a melhor capacidade e correção da visão para o paciente. A cirurgia está indicada se houver progressão da doença, ou quando os métodos de correção visual não apresentam resultado satisfatório. Não é possível generalizar a indicação de cirurgia!

As cirurgias alternativas ao transplante de córnea para promoção de ligações covalentes no colágeno (crosslinking) e de implante de segmento de anel são as mais importantes. O crosslinking tem como objetivo estabilizar a pro-gressão da doença, sendo eficaz em mais de 95% dos casos.

Pode também regularizar o astigmatismo, principalmente quando indicada no Protocolo Atenas com a ablação de superfície. O implante de segmento de anel regulariza o astigma-tismo para melhorar a visão. A criação do túnel para implante pode ser feita por técnica manual ou com laser de femtossegundo. A maior precisão do laser aumenta a segurança e eficácia destes procedimentos. Devemos estar atentos para fazer diagnóstico precoce de modo a indicar o tratamento adequado para cada caso. Entretanto, a orientação para não coçar os olhos sempre será válida!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =